+351 914 132 130 info@growunder.com

Web Copywriting: 10 dicas para aumentar as conversões

Criar sites e projectos online é muito fácil. O difícil é fazer passar a mensagem e vender produtos e/ou serviços. É aqui que entra o Web Copywriter para dar forma a conteúdos que aumentem as taxas de conversão e transformem cada utilizador da Internet numa oportunidade de negócio.

 Fazer Web Copywriting não é apenas escrever, como quem alinhava um romance ou uma notícia de jornal. É uma escrita com uma missão muito clara, seja vender um produto, promover uma marca ou aumentar a visibilidade de um site.

Assim, o Web Copywriter está obrigado a uma série de linhas orientadoras. Aqui ficam, os 10 mandamentos do Web Copywriting...

1 - Quanto mais simples, melhor

A simplicidade é uma palavra-chave para conseguir passar a mensagem e captar o interesse das pessoas. Por isso, é essencial alinhavar ideias de forma clara, sem segundos ou terceiros sentidos, e evitando pregões corporativos ou discursos pomposos.

"Não me faças pensar" ("Don´t make me think") - é um ensinamento essencial que dá título a um muito requisitado livro de Steve Krug que reforça o papel do web copywriter como um "facilitador" de mensagens que coloca a tónica nos pontos mais importantes.

2 - Formatar texto para a leitura rápida

Há vários estudos que comprovam que os utilizadores da Internet não lêem páginas, mas fazem apenas um scan das mesmas - agimos como tubarões sempre em movimento, à procura apenas daquilo que nos interessa, conforme também evidencia Steve Krug no referido livro.

Assim, é preciso formatar o texto para essa leitura rápida seguindo as orientações que se seguem:

  • Frases e parágrafos curtos - mais fácil de ler, mais rápido e mais preciso.
  • Criar listas de tópicos ou itens.
  • Abusar de títulos e sub-títulos.
  • Evidenciar as palavras-chave (mas sem exagerar ou perde efectividade).
  • Recorrer a imagens, vídeos e infografias para captar a atenção.

3 - Não usar palavras desnecessárias

Uma parede imensa de palavras, sem espaços para o texto respirar, intimida qualquer um. É por isso, importante resumir os textos ao essencial, mantendo a mensagem clara e concisa, com palavras simples e eliminando o BlaBlaBla inútil.

Após a primeira versão do seu texto, deve apagar metade das palavras numa primeira revisão. E depois, apagar metade do que restar, numa segunda revisão.

4 - Nada bate uma boa tagline

As taglines são, de forma simplista, a mensagem sobre o que é o seu site ou a sua empresa. Como "espelho" daquilo que se pretende transmitir, são absolutamente essenciais e devem responder às seguintes ideias:

  • Claras e informativas.
  • Longas o suficiente, mas não em demasia (entre 6 a 8 palavras).
  • Apresentar uma mais-valia evidente e uma diferenciação clara - uma boa tagline é aquela que mais ninguém no mundo poderia usar.
  • Evitar ideias genéricas - tagline não é o mesmo que lema.

5 - O SEO é importante, mas não é tudo

O uso de keywords, as palavras-chave que visam captar a atenção do Google, é importante, mas não é tudo. Aliás, o seu uso excessivo pode acabar por "matar" o propósito com que são colocadas no texto.

As keywords, as meta descrições, os títulos, são claramente importantes em termos de SEO (Search Engine Optimization), mas deve pensar nestes conceitos, acima de tudo, como auxiliares para as buscas da sua audiência e não dos motores de pesquisa.

As keywords devem surgir naturalmente no contexto de um conteúdo bem escrito e valioso. Porque, no final de contas, os algoritmos do Google estão sempre a mudar, mas o bom conteúdo é intemporal.

6 - "Calls to Action" irresistíveis

As chamadas "Call to Action" (os apelos à acção) são o aspecto mais importante do Web Copywriting e também, podem ser o ponto mais difícil de dominar. É essencial saber orientar o utilizador no sentido do próximo passo, logo que a mensagem principal tenha sido lida, para que este interprete as acções possíveis como algo irresistível.

Qualquer bom conteúdo se torna irrelevante, se não transformar os utilizadores em visitantes de uma página ou em clientes de uma loja/serviço.

7 - Contar uma história

A ideia do storytelling está na moda e não é à toa. Transformar a mensagem numa história em torno de um site, de uma empresa, de um projecto, é uma excelente forma de chamar a atenção dos utilizadores e de os envolver.

Este tipo de estratégia passa pelo apelo à emoção, sendo um veículo óptimo para transparecer a honestidade e transparência de um projecto e para conquistar credibilidade e autoridade. E também é a melhor forma de conseguir conteúdo partilhável na vastidão das Redes Sociais.

8 - Ser útil ou acrescentar valor

Em vez de vender, deve primeiro informar, acrescentando conhecimento e dados úteis à audiência do seu site. Pode parecer até contraditório. Mas a estratégia das vendas agressivas demove à partida potenciais clientes.

Se, pelo contrário, partilhar com eles dados relevantes, se responder a dúvidas e apresentar dicas e soluções para aquilo que eles procuram, muito mais facilmente vão comprar o seu produto ou aderir ao seu projecto.

9 - O foco sempre na audiência/consumidor

Nunca se esqueça do principal: o que interessa sempre é o consumidor/cliente. Em vez de dizer "Nós fazemos...", experimente antes "Aumente as visitas ao seu site e as vendas...". Assuma que os utilizadores preferem ouvir falar deles próprios do que de si ou da sua empresa - afinal, como acontece com todos nós!

É importante que conheça bem o público-alvo do seu projecto, que esteja a par dos seus pontos de vista e interesses, daquilo que procuram e das suas necessidades, para depois poder apresentar-lhes conteúdos direccionados e sempre oferecendo um benefício claro.

10 - Testar, testar, testar...

O Web Copywriting é um trabalho inacabado e em constante melhoramento. Assim, é preciso que reveja e optimize continuamente os seus conteúdos, experimentando mudar as cores dos títulos, alterar as fontes dos textos e outros elementos para perceber aquilo que resulta melhor.

Afinal, não há uma fórmula mágica para escrever e para se influenciar pessoas. Resta continuar a aperfeiçoar o processo todos os dias.

Leia Também:

logo growunder white 223x45px

Somos uma empresa formada por colaboradores que trabalham remotamente, focada e especializada na consultoria e administração de websites.

Contactos

(chamada para rede móvel nacional)
Av da República 6-1Esq
1050-191 Lisboa
Portugal